MAIS DE 200 CIDADES EM MG DISPUTAM A NOVA FÁBRICA DA HEINEKEN.

Após a desistência da Heineken em instalar sua nova fábrica na cidade de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi iniciada uma verdadeira corrida entre diversos munícipios que manifestam interesse em atrair a construção da fábrica da cervejaria holandesa.


A multinacional chegou a abrir um formulário online para que as cidades interessadas pudessem preencher através de suas respectivas prefeituras, entrando em contato diretamente com a empresa para se candidatar para receber a unidade de produção da marca.


A Heineken, segundo maior grupo cervejeiro presente no Brasil, decidiu abandonar a construção da nova fábrica em Pedro Leopoldo devido a conflitos relativos a viabilidade ambiental do projeto. A cervejaria decidiu ampliar sua fábrica de Ponta Grossa no Paraná como contingência devido a desistência, mas logo iniciou uma busca para realocar o projeto da nova unidade para um outro local.


De acordo com o Diário do Comercio, até o fim do ano passado, quase 230 cidades mineiras se disponibilizaram, oferecendo terreno e outros atributos. Além delas outros três estados também chegaram a entrar em contato com a empresa, tentando atrair o aporte anunciado inicialmente para Minas Gerais.


Após este período de análise, a holandesa deverá se manifestar em fevereiro sobre qual será o local que receberá sua nova fábrica no país, um investimento que girará ao redor de R$ 1,8 bilhão.


A Heineken se comprometeu a manter o investimento destinado para o projeto do estado de Minas e interlocutores da holandesa mencionam que provavelmente a área da região metropolitana de Belo Horizonte deve ser mantido como foco principal devido ao acesso a água e também pela localização que facilita a logística de distribuição.


Heineken corre contra o tempo para atender demanda crescente no Brasil


O mercado brasileiro se tornou ao longo dos últimos 15 anos um dos mais importantes para a holandesa globalmente. Em 2019 o Brasil assumiu o posto de maior mercado da Heineken no mundo.


A empresa tem redesenhado seu portfólio e cadeia de distribuição para continuar capitalizando sobre o seu crescimento no país e nisso o projeto da nova fábrica que foi cancelado seria fundamental, pois adicionaria um volume de produção que já seria introduzido no mercado em 2023.


A construção da nova fábrica da Heineken é também um marco importante pois essa será sua primeira unidade construída no Brasil. Todas as outras fábricas da holandesa presentes no Brasil foram adquiridas quando da compraram o negócio da Brasil Kirin em 2017.

Fonte: https://catalisi.com.br/