ESCOLAS PÚBLICAS DE LAGOA SANTA NA GRANDE BH FORNECERÃO ABSORVENTES HIGIÊNICOS

Estudantes de escolas públicas em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e mulheres com baixa renda poderão receber gratuitamente do município absorventes higiênicos. Um projeto de lei que determina essa distribuição foi aprovado pelos vereadores nesta quarta-feira (26).

De acordo com o projeto de lei, o objetivo é prevenir riscos à saúde e a evasão escolar. Caso a lei seja sancionada pelo prefeito Rogério César de Matos Avelar (Cidadania), a prefeitura deverá estabelecer os critérios para a distribuição.

Ainda segundo o documento, as jovens estudantes de escolas públicas estão sujeitas ao abandono das aulas, em média, por cinco dias a cada mês, durante o período menstrual. A proposta calcula que, anualmente, as estudantes perdem 45 dias de aula por ano, prejudicando o rendimento escolar.

O autor da proposta, vereador Bruno Braga (MDB), justifica que o pedido trata sobre um item de necessidade.

“O uso de materiais inadequados para tentar sanar a falta do absorvente higiênico, faz com que essas mulheres que estão em situações precárias, se tornem vulneráveis aos riscos à saúde”, destacou o texto.

O texto da lei segue, agora, para a sanção do prefeito. A previsão é que a medida entre em vigor em janeiro de 2022.