SÃO JOAQUIM DE BICAS TERÁ PRIMEIRO PRESÍDIO LBBTQIA+ DO BRASIL

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) decidiu converter toda a Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas, na primeira unidade prisional do Brasil dedicada exclusivamente a receber presos autodeclarados gays, lésbicas, travestis e transexuais.

Com a mudança recém-definida, a Sejusp transferiu o público masculino, cisgênero e heterossexual ali custodiado para outras prisões da região metropolitana.

O número de detentos transferidos não foi informado pela secretaria. Com a transformação da penitenciária de São Joaquim de Bicas na primeira unidade prisional LGBTQIA+ do país, uma série de reformas estruturais foi iniciada na prisão. De acordo com a Sejusp, um pavilhão será reestruturado, e outro receberá nova pintura. As reformas, cujo valor também não foi revelado pela secretaria, já estão em andamento.

Segundo a Sejusp, o objetivo de tornar o presídio uma unidade exclusivamente LGBTQIA+ é direcionar ações específicas para essa população carcerária. Conforme a secretaria, a atual taxa de ocupação da penitenciária Jason Soares Albergaria é de 65%.